top of page
Works

Beirage

Beirage

Bio
Livro Beirage.png

O filósofo Gilles Deleuze nos diz que a literatura pode ser vista como uma máquina de guerra, e por si a poesia traz em seu bojo lutas pessoais internas do autor para o mundo letrado. “Beirage” é um mosaico destes conflitos da sensibilidade com o desafio de dar forma a emoções e sentimentos conflituosos e, ao mesmo tempo, muito organizados. Encontramos na obra uma estilística madura que surpreende, pois o autor é um jovem, inserido em seu tempo e também um explorador competente das possibilidades de mudança através da palavra e do verso. O mal a percorrer corações e mentes de insensato aniquila o direito a vida em toda a sua plenitude, mas pode ser enfrentado na palavra acertada de uma poesia que toca a inteligência e nos convida a resistência. Ou seja, não precisamos caminhar na direção do abismo a nos engolir como espécie pensante. “Beirage” é um presente de um jovem sem medo, mergulhado integralmente em suas poesias que divide conosco a sua visão de barrar o retrocesso e avançar para uma humanidade mais atuante na busca de sua felicidade e realização. Apenas um talento excepcional seria capaz desta construção com tanta rebeldia e beleza poética. Boa leitura!

 

Lisete Bertotto — Socióloga, Mestre em Educação e Editora

Bravamente, George expõe, no decorrer desta obra, muito (mas muito!) mais do que o que há em seu interior, como é próprio dos poetas e da poesia. Nesta obra, as palavras são usadas com excelência para cumprir um papel que a mim muito me agrada: o de resistir. A você, que neste momento tem em suas mãos este volume, deixo, enfático, o meu conselho: Dê valor à luta. Isto não é um livro de poesias, mas sim, um recorte temporal de um momento sombrio cujo qual só os bem atentos terão a sensibilidade de retratar fidedignamente.

 

Yuri Dinalli – escritor, jornalista e compositor

O autor

George foto oficial.jpg

George de Paula Furlan em 2009 propõe a série: Drama Crônico ao Informativo Ôxe!, que circula a região de Francisco Morado e Franco da Rocha, da Grande São Paulo. O Informativo recebe o Prêmio Mídia Livre em 2010 e George é convidado a integrar o informativo. O prêmio viabiliza seu projeto Nossa Prosa Nossa História, que recontava a história de Francisco Morato através dos habitantes. A série Drama Crônico foi publicada na Primeira antologia do Informativo em 2012 graças à contemplação no Edital de Publicação do ProAC.

Em São José dos Campos, George passa a integrar à plataforma Entrementes onde passa a ser colaborador.

Em 2014, George inicia sua graduação em Letras na Universidade Paulista, suas pesquisas referentes à oralidade e às peculiaridades da fala cabocla resultam no encontro: Língua brasileira que já percorreu escolas, bibliotecas, e centros culturais de Franco da Rocha e São José dos campos. No mesmo ano passa a atuar como oficineiro de criação literária em escolas da rede pública Municipal e Estadual.

Em 2016 George passa e realizar saraus em escolas, bibliotecas e centros culturais de São José dos campos, inclusive o sarau (R)Existência Poética. Em 2017, atua como oficineiro na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, no mesmo ano estreia a peça “Carolina & Zé Vicente” da Cia Pataquada, o que faz do autor neste momento um peta de rua, quando passa a versar em métricas tradicionais e vender cantando seu cordel – que conta a história de Carolina e Zé Vicente.

Agora neste ano de 2019, oportunizado por meio da proposta Literatura Fractal e Acessibilidade aprovada pelo Fundo Municipal de Cultura e prefeitura Município de São José dos Campos, lança sua primeira publicação: beirage.

In The Press

Fragmentos

ferida

 

Sendo o verde a pele da terra

o morro estava em carne viva

sangrando minérios

 

Máquinas rudes cheias de dentes tossindo fumaça

faziam era aumentar a ferida

George Furlan
BEIRAGE

sobre os olhos

 

os olhos manejam os olhos

e marejam noutros lagos

sempre se largam lerdos

nos mesmos carnavais

 

os olhos farejam paisagens

se infiltram, se disfarçam, se desfazem

os olhos transbordam-se aos mares

quando se regaçam

e corajosos

os olhos

se olham

 

ora os olhos se pedem

ora os olhos se despedem

ora os olhos se devoram

 

os olhos escorrem-se em lumes

e choram betumes

quando se irritam em qualquer demora

 

os olhos

embora em vão

se vão embora

George Furlan
BEIRAGE

News and Events

Registros DE LANÇAMENTO

do livro

Contact

Contatos

Ricardo Salem - Assessoria de Imprensa

Tel: 12-98246-9864| ricardosallem@gmail.com

George Furlan - Autor

Tel: 12-99655-1363| george.jornal@gmail.com

Follow me:

  • Facebook - Black Circle

Cadastre seu e-mail para receber notícias sobre o projeto.

© 2023 by T.S. Hewitt. Proudly created with Wix.com

Fccr e Prefs_logo horizontal.png
bottom of page